Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

sábado, 23 de abril de 2011

CEREBRO continuação


Na década de 70, a doutora Candace Pert ao receber doses de morfina,  se perguntou como as drogas produziam os efeitos que ela estava vivenciando. (se lembra que eu venho falando em RACIOCÍNIO – foi o que ela fez, saiu do mundo  dos pensamentos e entrou no raciocínio). Usando os conhecimentos que já tinha a respeito de receptores em torno da parede celular externa, onde compostos químicos se fixavam, ela descobriu os receptores opióides que revestem a parede celular..
A partir desta descoberta uma equipe escocesa descobriu que o cérebro produz neuropeptideos chamados “endorfinas”. E vieram mais pesquisas ( pesquisa significa que pessoas não ficaram presas a dogmas, crendices, velhos pensamentos, mas ousaram QUESTIONAR      e questionamento é RACIOCINAR) onde os cientistas passaram a ter uma visão nova  dos receptores e peptídeos, ou seja os sentimentos produzem um composto químico ou uma coleção de compostos químicos específicos. Resumidamente vou transcrever um trecho do livro QUEM SOMOS NÓS: “...o hipotálamo é como uma pequena fabrica de compostos química que correspondem a determinadas emoções que experimentamos. Isso significa que cada emoção tem um composto químico associado, e é a absorção dele pelas células em nossos corpos que dá origem ao sentimento daquela emoção...”
Essas moléculas de emoções correspondem às emoções e fazem o transporte químico pelo corpo do prazer, da dor, da memória, das emoções, dos sentimentos, das reações.
Agora, voce quer saber como sair do piloto automático e se tornar o piloto?
Amanhã eu conto.

Elizabeth Giaretta Rocha – Terapeuta Ocupacional

sexta-feira, 22 de abril de 2011

CEREBRO


Hoje vamos falar um pouquinho sobre o funcionamento do cérebro.
Existem vários fatores que nos diferenciam dos demais animas, mas em se tratando de cérebro a grande diferença está em termos desenvolvido o lobo frontal. Ele nos dá a capacidade de concentração, tomada de decisão e manter a intenção firme. Ele nos permite coletar informações do meio externo e de nossas memórias, processá-las e tomar decisões ou escolhas diferentes das que fizemos no passado.
Existem escolhas automáticas, presas a condicionamentos, aprendizagens e até mesmo a crenças..
Mas existem escolhas conscientes que são aquelas que fazemos a partir do raciocínio, quando fazemos perguntas.
Na  primeira, as redes neurais fazem as escolhas, nos deixamos ser levados pelo piloto automático.
Na segunda usamos o raciocínio, deixando que a consciência se mova pelo cérebro examinando as possibilidades, desligando o piloto automático e passando a ser o piloto, permitindo que a consciência tenha domínio sobre tudo.

E você, costuma ser levado pelo seu piloto automático ou você é o piloto?

Elizabeth Giaretta Rocha - Terapeuta Ocupacional

quinta-feira, 21 de abril de 2011

RESPIRAÇÃO

Se lembra de que eu falei que a respiração é uma das maneiras de lidar com a raiva?
Então vamos lá. Vamos falar um pouco sobre a respiração.
Antes de mais nada você tem que se lembrar sempre que “respirar é viver”.
A primeira coisa que fazemos ao nascer é respirar e a última coisa que fazemos na vida é o famoso ultimo suspiro. Conseguimos sobreviver até um mês sem comer, uma semana sem tomar líquido, mas não passamos de 2 minutos sem respirar.
Entendeu agora porque respirar é viver?
Ao respirar levamos oxigênio através do ar até os pulmões onde é distribuído pelo sangue alimentando, desintoxicando e vitalizando todo o corpo. Retarda o envelhecimento, ativa a memória, acalma, atua nos caos de insônia, ajuda no controle dos sentimentos inclusive do medo, induzindo a um estado de relaxamento físico e mental.
Alista de benefícios é realmente grande como são vários os tipos de respiração.
A que mais uso comigo mesma e com meus paciente é a do baixo ventre também chamada de respiração calmante. Vou descrevê-la e espero que você comece a usá-la para vivenciar os resultados maravilhosos.
- relaxe o corpo
- espire
- inspire, pelo nariz, levando o ar diretamente para a parte baixa do ventre, sem mexer a região peitoral; encha-o como se estivesse enchendo um balão de ar
- e espire lentamente pela boca esvaziando o ventre
- repita quantas vezes quiser.

Elizabeth Giaretta Rocha - Terapeuta Ocupacional

quarta-feira, 20 de abril de 2011

COMO LIDAR COM A RAIVA

Ai alguém pode me questionar quanto ao que fazer com a raiva que falei ontem.
Bem, em primeiro lugar você deve saber que somos viciados em sentimentos e essa dependência é bem explicada no livro  “Quem Somos Nós” de William Arntz, Betsy Chasse e Mark Vicente. Mas da mesma forma que temos a capacidade de gerar essa dependência podemos fazer a mudança.
Uma das maneira é respirando. Você não faz idéia do que uma boa respiração é capaz de fazer em todo seu ser. Outra maneira é socar uma almofada, ou pegar lápis e papel e riscar até deixar todo o papel riscado (se sentir necessidade de mais papel, use), ou rasgar papel ou revista ou jornal, ou andar, correr, nadar, gritar, pular, ou qualquer outra coisa que te ajude a colocar para fora esse sentimento. Só não vale descontar em outra pessoa ou no cachorro.
Vai chegar um momento que você vai perceber que não vai mais precisar de nada disso, porque quando sentir que a raiva está se manifestando, logo vai se perguntar: o que muda na minha vida para melhor, alimentar a raiva?, o que ganho dando poder a raiva?...
E quando menos espera ela se dissipou.
Claro que isso é treino e para isso que eu criei esse blog, para te ajudar a lidar e até mesmo superar esses sentimentos ruins e viver no bem-estar.

E você é do tipo capaz de se amar a ponto de começar a raciocinar?

Elizabeth Giaretta Rocha – Terapeuta Ocupacional

terça-feira, 19 de abril de 2011

PENSAMENTO X RACIOCINIO continuação

Porque comecei por PENSAMENTO X RACIOCINIO?
Porque é nesse detalhe que nos perdemos e deixamos de realizar muitas coisas boas na vida, ficando presos e dando maior peso ao que não é bom.
Ao passo que quando começamos a questionar, a raciocinar , tudo melhora.
Quer ver um exemplo prático?
Outro dia eu estava de carona quando o carro da frente fez uma besteira e a pessoa que estava dirigindo o carro onde eu estava, começou a buzinar e a grudar no outro carro numa atitude de intimidação. O motorista do carro da frente, ai sim, provocou mais ainda por mais uma quadra.
O que uma pessoa que raciocina agiria numa situação dessa?
Primeiro constata que o motorista do carro da frente realmente estava errado;
Segundo constata a raiva que essa situação gerou;
Terceiro cria uma seqüência de raciocínio como:
- se ele desse peso maior  raiva, poderia desencadear um acidente, uma briga, ou até mesmo levar um tiro ( afinal está na moda resolver as questões a tiro – acho que voltamos ao tempo do faroeste, a terra sem lei )
- ou , o da frente está errado, isso lhe deixa furioso, mas o seu bem-estar é prioritário; então diminui a velocidade, mantém distância e sai de perto dele.
Isto é raciocinar.
Isso é ser inteligente.
Isso é fazer um mundo melhor.

E você é do tipo que coloca sua vida em risco por causa de uma raiva?

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PENSAMENTO X RACIOCINIO

Você sabe o que é pensamento e raciocínio?

Sabe qual a diferença entre eles?

Pois bem. Pensamento é a repetição continua do mesmo assunto, fato, situação, sentimento...por exemplo: quando alguém te magoa e você fica repetindo o fato que desencadeou a mágoa e o ressentimento que você ficou em relação a essa pessoa sem mudar o enredo, a ação e tampouco o sentimento...outro exemplo: o trabalho de pesquisa que você tem que entregar daqui a dois dias e ainda não terminou e você fica repetindo que o prazo está terminando e que o trabalho não está pronto, sem mudar a realidade.

Raciocínio é quando você questiona e parte para ação. Por exemplo: agora é moda usar sapato de bico fino e 90% das mulheres saem correndo para comprar sapatos de bico fino para estar na moda sem se questionar se esse modelo é confortável, se pode trazer alguma conseqüência para sua coluna ou para os pés, se esse modelo tem haver com o seu estilo...outro exemplo: usando o caso da mágoa...porque me deixei magoar?, o que posso fazer para mudar?, o que ganho se continuar nutrindo este sentimento?...

E você é do tipo que só pensa ou raciocina.

Amanhã continuamos.

Com carinho

Elizabeth Giaretta Rocha

Terapeuta Ocupacional