Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Culpando os outros

 “Todos nós já escutamos nossa mãe dizendo a respeito de nós mesmos: “meu filho fez isto porque perdeu a cabeça, mas, no fundo, é uma pessoa muito boa”.
Uma coisa é viver culpando-se por atos impensados que nos fizeram errar; a culpa não nos leva a lugar nenhum, e pode nos tirar o estímulo de melhorar.
Outra coisa, porém, é viver se perdoando por tudo que fazemos; desta maneira, nunca seremos capazes de corrigir nosso caminho.
Como agir?
Não existem fórmulas.
Mas existe o bom senso, e devemos julgar o resultado de nossas atitudes, e não as intenções que tivemos ao realizá-las.
No fundo, todo mundo é bom, mas isto não interessa.
 Paulo Coelho”
Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

ENCARE SEUS PRATOS SUJOS

 Achei este texto muito bom por ser uma continuidade do que venho escrevendo para você.
"Nada como sentar e comer uma comidinha caseira, todos os seus pratos prediletos na mesa. Infelizmente, nada mais chato que logo depois ficar em pé na frente da pia, esfregando pratos e panelas. E quando seu seriado de TV favorito começa logo depois que você saboreou esse delicioso jantar? Provavelmente, você pensa assim: “Vou lavar tudo durante o primeiro intervalo comercial”. Mas rapidamente você cria raízes ao sofá, e antes que se dê conta, já é de manhã e você tem que correr para o trabalho. E agora a pia está cheia de panelas grudentas, com aqueles restos endurecidos...
Louça suja é uma chatice, mas a situação fica ainda pior quando você deixa para lavar tudo depois. E quanto mais ela fica na pia, mais difícil é limpá-la.
Assim acontece na vida. Uma coisa potencialmente fácil de limpar logo depois que acontece – uma palavra ríspida com seu pai, uma mentira dita para o seu melhor amigo, um ato de insensibilidade com sua namorada – fica na pilha do “cuido disso depois”.
Nossa alma é como um prato. Ela começa limpa. Mas toda vez que agimos sem consciência, a sujamos. Quanto mais tempo deixamos ficar a sujeira, tanto mais dor sentimos para limpá-la.
O trabalho dessa semana é encarar seus pratos sujos. Lembre-se de todas as vezes em que não limpou sua sujeira este ano. A energia revelada no Ano Novo pode limpar sua alma, mas só se você admitir o que tem feito. Se você não admitir que tem desrespeitado seus funcionários, ou que tem tomado decisões de vida erradas para que as pessoas gostem de você, ou jogado a culpa pelo seu fracasso nos seus pais, então você não vai conseguir se livrar desse lixo que polui a sua alma.
Eis aqui um exercício prático para encarar seus pratos sujos:
Vasculhe seus emails, agenda ou lista de lembretes antigos. Recupere aqueles momentos em que você tratou os outros mal e depois não fez nada para corrigir. Se ajudar, faça uma lista e mantenha-a com você como lembrete. Depois, faça o melhor que puder para limpar as coisas com essas pessoas.
E claro, seja realista. Nossa lista provavelmente é grande e nossas chances de lembrar e entrar em contato com cada um são poucas. O ponto é que se conseguirmos ficar limpos com uma pessoa, é como se tivéssemos acertado tudo com cada um da lista.
Quando você se concentrar em quem necessita abordar, percorra o processo de três passos abaixo. Você tem que passar por todos os três estágios se quiser realmente começar do zero e impedir que tudo ocorra novamente.
1. Pense no(s) incidente(s).
2. Imagine a dor que a outra pessoa sentiu por sua causa.
3. Determinação – Determine em seu íntimo que não vai reagir dessa forma novamente.
Esse último passo é crucial. Qualquer que tenha sido a situação, aquilo era apenas um teste. E ele vai voltar. Se passarmos por esses três passos corretamente, a oportunidade de reagir surgirá, mas nem sequer consideraremos essa alternativa. Faça o esforço para se aproximar dos outros com mais simpatia e aceitação e, no mínimo, com dignidade humana.
Yehuda"
Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

EXERCÍCIO DE RELAXAMENTO

Por causa da vida agitada, muitos de nós acabou esquecendo a sensação do verdadeiro relaxamento muscular. Experimente-o com este exercício simples. 
1 - Deite-se de costas no chão ou na cama, com um travesseiro sob os joelhos para sustentar a lombar, e o travesseiro mais fino que puder tolerar sob a cabeça. Relaxe nesta posição por alguns minutos.
 2 - Nos 10 minutos seguintes, contraia e solte cada um dos principais grupos musculares três vezes. Comece com os pés e avance até a cabeça na seguinte ordem: panturrilhas, coxas, nádegas, abdômen, peito, costas, mãos, braços, ombros, pescoço e rosto. 
3 - Contraia cada músculo por três segundos, depois relaxe lentamente a tensão. Com cada relaxamento sucessivo, você poderá relaxar os músculos um pouco mais. 
4 - Descanse por cinco minutos, desfrutando da sensação de relaxamento profundo. Ao levantar-se, faça-o aos poucos para evitar tonteiras; depois movimente-se, a princípio, bem devagar.  
(Fonte: Salve o Meio Ambiente – Reader’s Digest)

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional