Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

sábado, 10 de setembro de 2011

ENVELHECER

Uma das coisas absolutamente certas nesta vida é que a partir do momento que nascemos vamos envelhecer.
Hoje com toda a ciência e tecnologia a nosso favor podemos retardar esse envelhecimento, mas não pará-lo.
E saber envelhecer sem medo é o grande segredo.
Estar de bem consigo mesmo, assumindo a idade cronológica da vida, mas mantendo-se jovem mentalmente, emocionalmente  e espiritualmente é que faz toda a diferença.
Não ter medo de envelhecer é garantia de uma vida saudável e mais longa. Manter-se positivo perante a vida  e da velhice é garantia de uma vida mais divertida.
Com a longevidade a cada década aumentando devemos começar a ter uma postura diferente perante a vida.
Há 50 anos atrás uma mulher de 50 anos usava coque, vestia-se de preto e passava os dias fazendo tricô ou crochê e o homem aos 60 anos estava aposentado, passando o dia de chinelo, vestindo pijama, sentado na cadeira de balanço lendo jornal ou cochilando.
 Hoje uma mulher de 50 anos está abrindo seu próprio negocio ou continuando a trabalhar fora, ou até mesmo fazendo faculdade e o homem ativo no seu trabalho ou negócio, senão abrindo um novo.
Temos uma vida média de mais de 70 anos por isso não se deixe abater pela cronologia da idade.
Você pode, você consegue, afinal não esta sozinho nesta jornada.

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ONDE FOI PARAR A EDUCAÇÃO?

Num artigo da Martha Mendonça, ela fala sobre a educação nas salas dos cinemas e conta o episódio de um senhor pedir silencio para um homem a sua frente que não parava de falar.e para espanto de todos o homem partir para cima do senhor batendo e depois fugindo. E ela continua no artigo fanado sobre o que aconteceu nas salas dos cinemas o total desrespeito por aqueles que pagaram para assistir um filme.
É claro que ela usou o cinema para falar de uma situação.
Mas quero ir mais fundo e amplo.
Onde foi parar a educação, os princípios, o respeito, a moral, a ética?
Porque é por toda parte que vemos esse tipo de atitude.
Na terça-feira, eu estava no banco e dois homens, em frente a placa de proibido usar celular, atenderam seus celulares sem nenhuma cerimônia, e o pior, o segurança vendo e não fazendo nada.
O que está acontecendo?
Só porque um grupo de brasileiros decidiram que não ter honra , não quer dizer que todos tenham que viver dessa maneira.
Porque o ruim tem que prevalecer ao bom?
Porque fazemos as piores escolhas quando temos o livre-arbítrio de fazer boas escolhas?
Porque damos mais valor ao desgoverno do que ao respeito, a honra?
Em que grupo você se encaixa?

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

SEGURANÇA

Passamos a vida em busca de segurança, segurança financeira, no amor, no trabalho, na família.
Nos  estressamos, nos angustiamos, desesperamos, deixamos de viver o agora, deixamos de curtir momentos preciosos nos pré-ocupando com a segurança.
Mas na vida nada é seguro.
Quando menos se espera vem uma tempestade, um terremoto, uma enchente, uma carta de demissão, um acidente, o fim de uma relação.
Mas existe sim uma segurança. Ela é interna e só se consegue com o equilíbrio e raciocínio. E através do auto-conhecimento vamos percebendo a beleza da vida, desses imprevistos, principalmente sem medo de viver.
Quem vive o agora não tem medo do depois, do amanhã, porque sabe que o depois é conseqüência do agora.
Quem vive no agora percebe os sinais que apontam mudanças e se prepara para elas e não são pegos de surpresa.
Viver no agora com equilíbrio e raciocínio é a única segurança de vida!

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

SE VER - EXERCÍCIO

Paulo Coelho conta que quando ele estava fazendo o caminho de Roma, a medida que ele ia percorrendo o trajeto, ele ia se sentindo pior do que quando começara. E perguntou para a guia o porque de se sentir assim. A guia lhe diz  que na verdade ele estava melhor: “Na verdade, quando acendemos a luz interior, a primeira coisa que vemos são as teias de aranha e a poeira, nossos pontos fracos. Já estavam ali, só que você não estava vendo nada, porque estava escuro. Agora ficou mais fácil limpar sua alma.”
E é verdade.
A medida que vamos percorrendo o caminho do auto-conhecimento , vamos mais e mais percebendo quem somos, o que sentimos, como sentimos, o que pensamos ( e não raciocinamos), como agimos, e num primeiro momento nos assustamos em nos ver desnudos.
Sem ver essas teias e poeiras não temos como limpá-las
Só quando tiramos nossas máscaras e nos vemos realmente podemos dar continuidade ao processo de mudança. É sem ela que podemos usar o livre-arbítrio consciente. E com a consciência, junto com o raciocínio, é que fazemos as transformações libertadoras.
Quer agora dar um passo na direção da libertação?
Pare agora e traga a memória uma pessoa que te irrita.
Observe o que nela te irrita.
Pergunte-se, porque esta característica dela te irrita.
Perceba agora, se esta característica, na verdade, não está espelhando você, ou seja, não está mostrando que você também tem esta característica.
E agora sim, pergunte-se como mudar  ou se aceitar.
Agradeça a esta pessoa por ter te ajudado a se conhecer melhor.

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional