Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

PORQUE CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO?

Nosso corpo é um composto de vitaminas e sais minerais.
Sem eles não teremos saúde e podemos morrer de desnutrição.
Hoje já se sabe que a  deficiência desses compostos causam varias doenças. 
Inclusive há uma área da medicina que só trabalha com a reposição desses compostos que é a Medicina Ortomolecular.
Um organismo bem nutrido vai ter o sistema imunológico mais forte, ação anti-oxidante (que retarda o envelhecimento das células) mais atuante, mais energia, ossos saudáveis e vitalidade.  
Podemos repor e manter as quantidades adequadas através da alimentação saudável e repondo através de compostos vitamínicos.
Que tal começar a prestar mais atenção no que como e quanto come?

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Alimentação saudável e humor

Não sou vegetariana, nem mais adepta a radicalismo.

Mas pela minha experiência de vida sei que uma alimentação equilibrada e saudável é capaz de trazer inumeros beneficios a nossa vida, dando-nos saúde e bem-estar.

Quer ver como isso pode ser verddeiro?

Como voce se sente depois de uma refeição pesada? Como ficam seus pensamentos e humor? Você consegue tomar decisões adequadas depois de se empanturrar de comida?

Achei esse artigo que acho bem interessante para voce poder ter uma ideia melhor da relação alimentação e humor.

Segue na integra.



Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!

Elizabeth Giaretta Rocha - Terapeuta Ocupacional



Os estados de espírito podem variar de muitas formas e por vários motivos. A alimentação é uma das áreas que pode ter efeitos directos no humor, de acordo com um estudo efectuado no Reino Unido.

O estudo "Food and Mood" mostra que uma mudança na dieta ameniza sintomas de doenças mentais e identifica alguns alimentos que melhoram o humor.
A investigação contou com a participação de 200 pessoas que alteraram a sua dieta para se averiguar a relação entre estado de espírito e alimentação. Cerca de 88% dos participantes disse que comer de uma forma mais saudável produziu efeitos na sua saúde mental.

Vinte e seis por cento apresentaram mudanças significativas na alteração de humor, enquanto 26 por cento diminuíram a frequência de ataques de pânico e ansiedade e 24 por cento de depressão.
Os investigadores do Projecto de Alimentos e Humor - de uma organização britânica chamada Mind (Mente) - classificam os alimentos como "promotores de stress" e "promotores do humor" os quais conduzem a situações biológicas mais stressantes ou mais calmas.
Apesar de provocarem uma boa sensação assim que são ingeridos, açúcar (num índice de 80%), cafeína (79%), álcool (55%) e chocolate (53%) são os principais promotores de stress. Os promotores do humor incluem água (80%), verduras (78%), frutas (72%) e peixes oleosos (52%). Os participantes revelaram que ao excluir da sua dieta alimentos que produzem stress sofreram alterações no seu estado de espírito, tendo alcançado estados mais descontraídos.
Comer com intervalos regulares e a horas certas, tal como fazer um pequeno almoço reforçado, foram outros dois tópicos que os participantes elegeram como boas formas de melhorar a sua saúde mental.
A "British Dietetic Association" já se pronunciou sobre este estudo e reforçou as conclusões alcançadas pelo projecto "Food and Mood", referindo ainda que a prática de exercício físico é outro factor que potencia a estabilidade emocional e, logo, o estado de espírito.
Apesar destes resultados serem extremamente úteis, para Richard Brook, director da Mind, são necessários mais estudos sobre o tema. No entanto, o especialista lança um apelo para que as pessoas consultem o médico que lhes indicará o tipo de alimento que convém a cada um.


Referências:


http://www.cmv.pt/cmv_article.asp?opcao=100&artigo=3447
http://www.mni.pt/destaques/?cod=3276

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ESTRAGAR X CONCERTAR

Como já disse antes, tudo na vida são escolhas.
Por isso tudo que não deu certo foi por escolhas que não deram certo.
Como tudo que deu certo foram escolhas acertadas.
Logo,  “só nos estragamos...mas só nos concertamos”.
E você, o que pode consertar ainda hoje na sua vida?

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

segunda-feira, 27 de junho de 2011

QUANDO ME AMEI DE VERDADE

Não sei quem é o autor, mas achei pertinente postar porque é continuação do que venho escrevendo. Fica como algo a mais para você colocar em prática em sua vida.

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

“Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.E então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra as minhas verdades. Hoje sei que isso é... Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo que aconteceu contribui para o meu crescimento. Hoje chamo isso de... Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disse é... Respeito.
Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável. Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama... Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isso é... Simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei menos vezes. Hoje descobri a... Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada. Tudo isso é... Saber viver!!!”

domingo, 26 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DE MASTIGAR BEM

Tenho observado a quantidade cada dia maior de pessoas que não comem, mas que engolem a comida.
O ato de comer implica em mastigar o alimento adequadamente.
Para alguns estudiosos, devemos mastigar entre 20 a 30 vezes  o que colocamos na boa.
Mas porque dar tanta importância a mastigação?
Por vários motivos.
Primeiro porque a digestão começa na boca, quando os alimentos entram em contato com enzimas ali produzidas, que começam a quebra dos alimentos, separando as vitaminas e minerais para a absorção deles pelo intestino. Se não acontece essa quebra adequada na boca, corre-se o risco desses nutrientes irem direto para os intestinos e serem eliminados sem a absorção pelo corpo.
Quando mastigamos devagar estamos enviando sinais a uma parte do cérebro chamada hipotálamo, onde se localiza a região da saciedade e da fome, fazendo que ela funcione adequadamente, modulando a quantidade necessária de alimento que o corpo precisa para seu funcionamento adequado.
Uma boa mastigação melhora a digestão e baixa ansiedade, conseqüentemente reduz a vontade de consumir doces.
Sugestão:COMECE A OBSERVAR COMO VOCE COME E MASTIGA.

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional