Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A MAGIA DO ANO NOVO

Estamos chegando no final de ano, e como sempre fazemos mil planos para o próximo ano com mil metas. Mas também como sempre nem acaba janeiro e já desistimos deles.
O que tem por detrás dessa desistência, porque acaba o gás logo no primeiro mês , o que acontece na verdade?
Já li muitas teorias a respeito, mas o que mais me chamou a atenção é o fato de vermos o ano novo como algo mágico, que quando entrar dia 1º de janeiro tudo muda como num passe de mágica.e isso não existe.
A mágica, se é assim que se pode chamar, é todo dia ao acordar ter a certeza que é um novo dia, é como se morrêssemos durante a noite e acordássemos renascido, deixando para trás o dia anterior e ficássemos no agora e usufruíssemos cada momento de vida sem fixar o que passou, só vivendo o momento presente.
Todo dia ao acordar é um novo ano, um novo momento, uma nova vida, um renascer.
Não se precisa de uma data específica para fazer mudanças. Todo dia, toda hora, todo momento pode ser o novo. É só querer.
Aqui vai uma dica para esse ano novo que está chegando: não faça listas que não vão ser cumpridas, mas tente a cada dia que acordar fazer diferente, fazer o seu melhor, sem olhar para trás, se fixando no agora.
Essa é a magia!
Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

TENTE SER FELIZ AO INVEZ DE TENTAR SER PERFEITO

Infelizmente não sei quem é o autor dessa pérola.
Muitas vezes me peguei questionando o que vem a ser perfeição.
Eu mesma já deixei de de conseguir algumas coisas na vida por achar que ainda não estava bom o suficiente – e como eu, conheço muitas pessoas que fizeram a mesma coisa.
E você, sabe realmente o que é perfeição?
Hoje eu defino perfeição como insanidade.
Nada é perfeito. Muitas coisas são lindas e maravilhosas, mas não perfeitas porque se voce realmente quizer e olhar bem, vai achar algum defeito.
E a partir dessa percepção que optei por ser FELIZ e não perfeita, em vivenciar cada momento da minha vida aproveitando o máximo da beleza dele, da FELICIDADE que esse momento pode me propporcionar, sem me ocupar com o passado e nem me preocupar com o amanhã., ou se está tudo perfeitinho como “os outros esperam de mim” “ou vão pensar de mim”.
Se o que eu queria fazer deu para ser feito, ótimo, se não deu tempo, tudo bem, faço amanhã; se o que eu queria fazer deu certo, ótimo, senão tento outra vez...mas não deixo mais de ser feliz AGORA por estar atrás da perfeição.
Até uns 10 anos atrás, eu nem pensaria em ter um blog como tenho hoje pela minha total falta de jeito com computador e dificuldade em escrever o que sinto. No entanto não só tenho este blog, como tenho mais de quinze mil acessos em tão pouco meses e ele é cheio de defeitos. E sabe porque? Porque aprendi a ser feliz e não perfeita.
 Quando eu abro a pagina do blog e vejo o carnaval que ele é porque não sei ainda ajeitá-lo como gostaria que fosse, morro de rir comigo mesma por ter a coragem de não ligar mais para a perfeição. Se fosse, como disse, uns dez anos atrás, estaria ainda hoje  ajeitando a pagina por achar que ainda não estava bom o bastante e perdendo essa experiência única de estar interagindo com voce.
E quer saber, não troco mais a perfeição pela felicidade.
E você, ainda está atrás da perfeição ou já se permite a ser FELIZ?
Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

MUDE O RITMO

Todo mundo tem sempre uma receita infalível para a vida, e o pior é que querem que todos sigam seus ditames.
Talvez até seja um jeito bom de ser para ele.
Mas, e para você, será que serve também?
Estamos vivendo em um ritmo alucinado em que “tem que ter isso”, “tem que fazer aquilo”, “tem que ser assim”...
Repetindo, mas será que esse jeito de se  viver  é bom para você?
Observe cada ação, pensamento, crença, sentimento que estiver vivenciando e raciocine se é bom para você.
Escute seu interior.
Se perceber que não é, então MUDE.
Tenha coragem de mudar, de ser você mesma, dona do seu destino, senhor ou senhora da sua vida.
Não é porque vivemos numa sociedade capitalista-consumista, que somos obrigados a manter esse ritmo alucinado de vida.
Podemos e devemos sim colocar nosso ritmo pessoal.
Levante devagar, coma com calma, organize-se, priorize, delegue funções, permita-se a ter lazer, dê-se 10 minutos ao dia só para você, cante, dance, assobie, respire, alongue-se, ria...
Assista um filme Frances chamado Um lugar na platéia e observe bem a personagem que veio do interior, o homem que leiloa todos seus bens, o filho dele e o concertista.
Entre no site da rede globo e assista o fantástico cujo tema foi Slow Food, um movimento que nasceu na Itália ou entre direto no site do movimento.
Vale a pena!
Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional