Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

SEGUIR A MASSA

Tem uma velha história indiana que retrata muito bem nosso comportamento.
A história segue abaixo.

Um dia, um bezerro precisou atravessar uma floresta virgem para voltar a seu pasto. Sendo animal irracional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subindo e descendo colinas.

No dia seguinte, um cão usou essa mesma trilha para atravessar a floresta. Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que vendo o espaço já aberto, fez seus companheiros seguirem por ali.

Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: abaixavam-se, desviavam-se de obstáculos, reclamando e praguejando – com toda razão.

Mas não faziam nada para criar uma nova alternativa.

Depois de tanto uso, a trilha acabou virando uma estradinha onde os pobres animais se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em 30 minutos, caso não seguissem o caminho aberto por um bezerro.

Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo, e posteriormente a avenida principal de uma cidade. Todos reclamavam do trânsito, porque o trajeto era o pior possível.

Enquanto isso, a velha e sábia floresta ria, ao ver que os homens tem a tendência de seguir como cegos o caminho que já está aberto, sem nunca se perguntarem se aquela é a melhor escolha.

(baseado em uma história da India)

E você age assim também como a massa?

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!
Elizabeth Giaretta Rocha - Terapeuta Ocupacional

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ANSIEDADE

A palavra ansiedade vem do grego anshein que significa estrangular, sufocar, oprimir.
Cacima explica que ela acontece por projetarmos e não vivermos o agora, o momento presente.
Ele sempre diz que viver é agora,. Pois só agora podemos viver o abraço que se dá em alguém. Não podemos viver o abraço que foi dado ontem, tão pouco o que daremos amanhã. Afinal o presente é agora, não foi ontem nem será amanhã.
E muitas vezes projetamos situações que ainda nem acontecerem ficando angustiados.
Por exemplo, quantas vezes fomos a uma entrevista e até chegarmos lá ficamos imaginando um monte de coisas e muitas vezes nem foi tudo aquilo.
Resultado, chegamos já angustiados, podendo prejudicar a qualidade da entrevista e muitas vezes perdendo  a oportunidade por falta de equilíbrio.
Ao passo que se fossemos sem expectativas, só vivenciando o agora, com certeza o resultado seria muito melhor.
Pratique o agora.
Pare de projetar.
Sempre que se pegar projetando, remoendo pensamentos, indo e vindo de lugar nenhum, pare e respire, e traga a consciência para o agora, para a respiração, para seu corpo. Perceba como está seu corpo e racionalize.
Faça as já conhecidas perguntas que já ensinei. Porque estou ansioso? O que ganho com essa ansiedade? O que posso fazer de diferente?

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!                                                             Elizabeth Giaretta Rocha - Terapeuta Ocupacional

quarta-feira, 1 de junho de 2011

PENSAMENTOS NEGATIVOS

O artigo abaixo, do Paulo Coelho, que transcrevo na íntegra, fala sobre os danos que os pensamentos negativos nos causam.
E é um assunto muito pertinente a linha de raciocínio que venho desenvolvendo com você.
Cuidar com os pensamentos já foi falado muito antes da vinda de cristo, mas para você ter noção da importância do tema, ele está na bíblia. Está lá: cuidado com as palavras e os pensamentos.
E porque toda essa importância?
Porque o que pensamos é o que somos e o que determina meu hoje e conseqüentemente meu amanhã.
Os pensamentos como as palavras são energias que geram campos e estamos inseridos nesses campo sofrendo suas ações.
Se penso positivamente sobre algo, esse algo vai ser bom, do mesmo modo se penso negativamente sobre esse alo, ele vai ser ruim.
Por isso cuide de seus pensamentos e substitua-os por RACIOCINIO.
No raciocínio vem sempre coisas boas.

qua, 01/06/11
por Paulo Coelho |
categoria Todas
Na época em que eu praticava meditação zen-budista, havia um momento em que o mestre ia até o canto do dojo (local onde os discípulos se reuniam) e voltava com uma varinha de bambu. Todos os alunos que não haviam conseguido se concentrar direito precisavam levantar a mão neste momento; então o mestre se aproximava, e dava três golpes em cada ombro.
No primeiro dia, isto me pareceu medieval e absurdo. Mais tarde, entendi que muitas vezes é necessário colocar no plano físico a dor espiritual, para ver o mal que ela causa. No caminho de Santiago, aprendi um exercício que consistia em cravar a unha do indicador no polegar quando pensasse algo prejudicial.
As terríveis conseqüências dos pensamentos negativos são percebidas muito tarde. Mas fazendo com que eles – através da dor – se manifestem no plano físico, nos damos conta do mal que nos causam, e terminamos por evitá-los.

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha - Terapeuta Ocupacional

terça-feira, 31 de maio de 2011

NUNCA DESISTA

Tem um desenho animado chamado Uma Família do Futuro, que recomendo assistir.
Nesse desenho tem duas mensagens que reforçam tudo que venho escrevendo para você.
A primeira é “nunca desista” e a segunda é a de “escolher assumir sua responsabilidade  ou culpar o outro”.
Uma vez Thomas Edson foi entrevistado e o repórter perguntou se era verdade que ela tinha fracassado mil e poucas vezes antes de conseguir fazer a lâmpada. Thomas Edson então respondeu que não era verdade. Ele tinha descoberto, na verdade, mil e poucas maneiras de não fazer uma lâmpada.
E você, é o Thomas Edson ou o repórter. É o vilão do desenho ou o menino gênio do desenho?

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha - Terapeuta Ocupacional

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O QUE TE FAZ FELIZ

Dando continuidade ao tema felicidade, são muitas as teorias, as formulas, os conceitos, conselhos...
Mas nenhum deles  pode ser mais importante ou verdadeiro que o que te faz feliz.
Só você sabe o que te traz felicidade.
E é aí onde você deve ficar atento para não se deixar influenciar ou desmerecer o seu sentimento e sua idéia de felicidade.
Porque se você ficar preso ao que o outro diz, e não importa se é profissional da área de saúde, ou familiar, ou do circulo de conhecidos, com pós graduação, mestrado ou doutorado, vai perder a sua verdadeira fonte de felicidade.
Todas essas pessoas que citei se basearam em estudos que são dados de massa e não individuais e as demais se basearam em suas próprias experiências. Ou seja na experiência dela e não na sua.
E entre a experiência do outro e a sua própria, sinceramente fique com a sua.
Não descarto ouvir, ler a opinião do outro, a vivência do outro. Pode ser que tenha alguma coisa que você possa aproveitar para você ou ter como parâmetro. Mas lembre-se sempre que é do outro e não sua.
Nunca desvalorize o que é seu.
Nunca menospreze o que é seu.
Nunca se diminua.
Você é único. Não há outra pessoa igual a você no universo.
E mais, felicidade são muitas vezes pequeninas coisas que vão se somando até que você consiga passar mais tempo nela do que na não felicidade.
Faça uma lista desses pequeninos momentos e verá que na verdade são montes deles.

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha - Terapeuta Ocupacional



domingo, 29 de maio de 2011

FELICIDADE

Hoje recebi um artigo falando sobre o mito da felicidade e a pressão da sociedade que pode atrapalhar por querer impor modelo.
Na verdade penso que não há modelo.
É simplesmente ser ou não ser feliz. E só depende de você fazer a escolha. Estou sendo simplista? Sim estou. Porque é uma questão de escolha.
Vamos cair na real e RACIOCINAR?
Então vamos para os exemplos de pessoas que na maior adversidade da vida conseguiram superar. Foi o não foi uma questão de escolha?
Essas pessoas poderiam ter escolhido ficar no papel da vítima como a maioria. Mas escolheram sair disso e venceram.
Sei que não somos criados para sermos felizes apesar de nossos familiares estarem sempre repetindo que fizeram tudo por nós, o que pressupõem-se que a felicidade está inserida nesse tudo. Mas na verdade há preços por esse tudo e principalmente tem que seguir o modelo imposto.
Por favor não me interpretem mal, achando que estou criticando ou julgando ou até mesmo sendo contra a instituição familiar. Não é esse o caso. Estou levantando dados para podermos mudar. Afinal felicidade tem haver com amor e amor com liberdade. Logo felicidade e amor são sinônimos de liberdade. E se você estiver nesse momento raciocinando vai chegar a conclusão também que não se pode ser verdadeiramente feliz se estiver preso a preconceitos, regras e medos.
O psicólogo Martin Seligman em seu livro Flourish apresenta 5 fatores que podem ajudar a ser feliz que são:
- emoções positivas
- engajamento
- relacionamentos positivos
- propósito de vida
- realização
E o mais importante que ele diz é como vivenciar esses fatores:
...”viver bem não é superar-se em todos os fatores, mas saber valorizar seus pontos fortes. Nem todo mundo consegue ser alegre e extrovertido, mas quem não é para cima pode compensar em engajamento e propósito de vida. Depende da personalidade de cada um.”...
E eu complementaria com o que falei ontem em “Sem medo de se assumir”, escute seu interior e não tenha medo de ser você mesmo.

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha - Terapeuta Ocupacional