Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ESTRESSE

Há dezenas de milhões de anos atrás a reação de estresse foi criada através do processo evolutivo, numa época em que todas as ameaças eram físicas e podiam ser superadas somente com uma ação física.
Hoje a maioria das ameaças são psicológicas  apesar de ainda existirem as físicas.
Esses fatores psicológicos são pressão da sociedade capitalista consumista, equilibrar trabalho/família/orçamento, superpopulação das cidades, pressão de chefias, prazos, produtividade...
De um a maneira objetiva , veja o que ocorre no seu corpo no estresse:
  1. você libera adrenalina, que aumenta sua taxa de açúcar no sangue e a pressão arterial se eleva, a freqüência cardíaca se acelera, as artérias se contraem e sua digestão se torna mais lenta; durante um tempo limitado, sua mente e músculos trabalham adequadamente.
  2. se você se mantém por algum tempo nessa tensão, o cortisol hormônio do estresse é produzido, e enquanto você estiver no estresse ele não para de ser eliminado. 
Existem dois tipos de estresse o bom e o ruim.
O bom é saudável por motivar a fazer, ir atrás do que se deseja. Faz com que as pessoas fiquem mais ativas e produtivas porque aumenta a produção de noradrenalina, neurotransmissor estimulante e do bom humor. Ele é incentivador. Já o estresse prolongado ou crônico, vai danificar o corpo pelos altos níveis de cortisol produzido (hormônio do estresse) que ataca os neurônios danificando-os e dificultando a memória e a concentração.
E como lidar com o estresse?
Amanhã eu conto.

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MEDO DE AMAR?

Estava lendo um artigo onde o tema era o medo de amar. Nele o escritor também falava em perdas, sofrimento, vergonha, tudo relacionado ao sentimento de amar.
Confesso  que eu hoje estranho esse tipo de colocação.
Como se pode ter medo de vivenciar um sentimento tão maravilhoso? Perdas,  sofrimento, vergonha...não combinam com amor.
Fiz, então, uma retrospectiva da minha vida quando eu também vivi esses sentimentos. Percebi nesse momento que nunca amei de verdade.
O que eu chamava de amor não era amor.
Por isso esses sentimentos.
Porque quando se vive realmente o amor não se tem medo.
Amar é sinônimo de liberdade.
Mas confundimos tudo por não sabermos amar realmente. Usamos indevidamente a palavra amor para camuflar outros sentimentos.
Chamamos de amor poder, domínio, posse, controle...por isso o medo, a perda, o sofrimento, a vergonha... Esses sim, são sentimentos que se combinam.
Amar é dizer “tudo bem”, é deixar ir, é dar espaço, é respeitar o modo ser do outro, é nunca querer que o outro mude, é aceitar como as pessoas são e como as coisas são, é não criticar, é não julgar, é não condenar. É também se respeitar, se valorizar, se aceitar.
Ai, você pode me perguntar como mudar, como vivenciar o verdadeiro amor. Como tudo na vida é um exercício até se tornar parte de você. Toda vez que sentir raiva, medo, vergonha, desejo de criticar, julgar... se pergunte “o que se ganha com esse sentimento ou com isso”, “para que me serve esse sentimento ou isso”. É assim que se começa a mudar. É claro que a mudança não acontece da noite para o dia, mas garanto que se persistir, um dia ela estará aí.
Acredite, não vale a pena trocar o verdadeiro amor por esses sentimentos que descrevi acima.
Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

terça-feira, 2 de agosto de 2011

PASSE PARA A ÇÃO

Desde que comecei este blog venho escrevendo a importância de sair da inércia e passar para ação, sair da zona de conforto e vir para a realidade.
Minha mãe já dizia: quem não arrisca não petisca.
Quantos exercícios de respiração, alongamento, relaxamento já dei para você.
Quantas vezes já te perguntei: e você, o que está fazendo de diferente?
Já escrevi também sobre minha trajetória de vida, de como eu era e como sou hoje.
Mas porque estou colocando tudo isso para você?
Para você saber que não estou sozinha nessa jornada de criar um mundo melhor começando por mim mesma.
Volta e meia estou citando pessoas que também fizeram a escolha de mudar.
E  hoje vou colocar mais uma vez um escrito que mostra a importância de mudar, de ir em direção ao diferente, de sair do acomodado e se mexer.
“A espiritualidade não é algo que se aprende, é algo que vivenciamos. Não fique apenas sentado ouvindo ou lendo. Viva as lições e teste a si mesmo. É assim que elas adquirem vida e quando os verdadeiros milagres começam a chover.” Yeudaberg
Se você não gosta da palavra espiritualidade, pode mudar para qualquer outra coisa que queira na vida. O que importa é que para você atingir qualquer objetivo na vida tem que partir para ação e começar a trilhar o caminho que te leva até lá.
Ficar sentado lendo ou ouvindo não te leva lá.
E você, ainda está sentado ou já está dando os primeiros passos?

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

TIPOS DE PENSAMENTOS


Há dois pensamentos dos quais uma pessoa bem sucedida tem que abrir mão:
  1. não vou conseguir nunca;
  2. já cheguei onde queria chegar.
                                                                    Yeudarberg
Todos os dois são pensamentos limitantes.
E você é do tipo de pessoa limitada ou que é capaz de quebrar padrão e mudar?
Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

domingo, 31 de julho de 2011

MULHER DE MÉDICO

Eu ia escrever hoje um pouco mais sobre amor, mas quando li este artigo achei mais adequado, pois é também uma forma de expressar amor.
eu sou bem honesta em admitir que nunca tinha parado para ver por este ângulo.
por isso, a todas as mulhres de médicos o emu muito obrigada, com todo meu amor.

Mulher de Médico
Posted: 30 Jul 2011 06:00 AM PDT
Quantas vezes você já agradeceu um pediatra por ter ido correndo para sua casa, à meia noite, num frio dia de inverno para atender o seu filho com febre?
Quantas vezes você acordou o seu pediatra {as 4 horas da noite porque seu filho começou a tossir sem parar?
Quantas vezes você deu um presente de Natal especial para o seu obstetra, pediatra, médico familiar, pelo carinho e atenção dispensada ao longo do ano?
Quantas vezes você deu uma gorjeta extra para o enfermeiro que trocou a sua fralda ou trouxe uma comadre às 3 horas da manhã?
Somos gratos eternamente a todos estes profissionais, que solocam tudo à nossa disposição na hora que precisamos.
Mas tem uma pessoa que nunca pensamos em agradecer.
Me refiro às esposas.
As esposas destes profissionais, que acreditem ou não, também acordam com o telefone, que sentem falta de um marido no meio da noite, que ficam sozinhas enquanto seus maridos estão ajudando vocês. Quantas vezes você agradeceu?
Quantas vezes você ligou para o seu cardiologista no meio da noite, e pediu àquela voz sonolenta que atende, que você precisa falar urgente com o Dr. Jorge.
E, quantas vezes você agradeceu aquela voz, que é a Sra. Jorge, por tê-la acordado no meio da noite?
Mulher de médico é uma heroína.
Ninguém chega para ela chorando de alegria porque o marido salvou a vida de um filho, de um marido, de uma avó.
Ela fica com o ônus, o médico com o bônus.
Agradecemos sempre os médicos que salvaram as nossas vidas e as dos nossos filhos, e esquecemos de agradecer as esposas.
Por isto quero em nome de todos os pacientes agradecer a solidão e solidariedade desta mulher anônima, sofredora, silenciosa e compreensiva.
Sei que muitas vezes você cuidou de filho seu, quando seu marido cuidava de filho meu.
Sei que nós pacientes fomos insensíveis ao seu sofrimento, nem sabemos quem você é.
Perdoe-nos.
Por isto, com todo carinho quero sinceramente deixar aqui registrado o nosso muito, mas muito obrigado.

@StephenKanitz

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional