Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MEDO DE AMAR?

Estava lendo um artigo onde o tema era o medo de amar. Nele o escritor também falava em perdas, sofrimento, vergonha, tudo relacionado ao sentimento de amar.
Confesso  que eu hoje estranho esse tipo de colocação.
Como se pode ter medo de vivenciar um sentimento tão maravilhoso? Perdas,  sofrimento, vergonha...não combinam com amor.
Fiz, então, uma retrospectiva da minha vida quando eu também vivi esses sentimentos. Percebi nesse momento que nunca amei de verdade.
O que eu chamava de amor não era amor.
Por isso esses sentimentos.
Porque quando se vive realmente o amor não se tem medo.
Amar é sinônimo de liberdade.
Mas confundimos tudo por não sabermos amar realmente. Usamos indevidamente a palavra amor para camuflar outros sentimentos.
Chamamos de amor poder, domínio, posse, controle...por isso o medo, a perda, o sofrimento, a vergonha... Esses sim, são sentimentos que se combinam.
Amar é dizer “tudo bem”, é deixar ir, é dar espaço, é respeitar o modo ser do outro, é nunca querer que o outro mude, é aceitar como as pessoas são e como as coisas são, é não criticar, é não julgar, é não condenar. É também se respeitar, se valorizar, se aceitar.
Ai, você pode me perguntar como mudar, como vivenciar o verdadeiro amor. Como tudo na vida é um exercício até se tornar parte de você. Toda vez que sentir raiva, medo, vergonha, desejo de criticar, julgar... se pergunte “o que se ganha com esse sentimento ou com isso”, “para que me serve esse sentimento ou isso”. É assim que se começa a mudar. É claro que a mudança não acontece da noite para o dia, mas garanto que se persistir, um dia ela estará aí.
Acredite, não vale a pena trocar o verdadeiro amor por esses sentimentos que descrevi acima.
Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário