Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ESTRESSE

Há dezenas de milhões de anos atrás a reação de estresse foi criada através do processo evolutivo, numa época em que todas as ameaças eram físicas e podiam ser superadas somente com uma ação física.
Hoje a maioria das ameaças são psicológicas  apesar de ainda existirem as físicas.
Esses fatores psicológicos são pressão da sociedade capitalista consumista, equilibrar trabalho/família/orçamento, superpopulação das cidades, pressão de chefias, prazos, produtividade...
De um a maneira objetiva , veja o que ocorre no seu corpo no estresse:
  1. você libera adrenalina, que aumenta sua taxa de açúcar no sangue e a pressão arterial se eleva, a freqüência cardíaca se acelera, as artérias se contraem e sua digestão se torna mais lenta; durante um tempo limitado, sua mente e músculos trabalham adequadamente.
  2. se você se mantém por algum tempo nessa tensão, o cortisol hormônio do estresse é produzido, e enquanto você estiver no estresse ele não para de ser eliminado. 
Existem dois tipos de estresse o bom e o ruim.
O bom é saudável por motivar a fazer, ir atrás do que se deseja. Faz com que as pessoas fiquem mais ativas e produtivas porque aumenta a produção de noradrenalina, neurotransmissor estimulante e do bom humor. Ele é incentivador. Já o estresse prolongado ou crônico, vai danificar o corpo pelos altos níveis de cortisol produzido (hormônio do estresse) que ataca os neurônios danificando-os e dificultando a memória e a concentração.
E como lidar com o estresse?
Amanhã eu conto.

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário