Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

sábado, 23 de julho de 2011

O Que Você Está Fazendo Para Mudar O Transito

Aqui em Curitiba/PR, estão sendo colocado nos pontos de ônibus  propagandas para melhorar o transito, por sinal muito interessantes.
Em baixo do titulo que transcrevi a cima vem a parte mais importante do cartas: O TRANSITO SÓ MUDA QUANDO VOCÊ MUDA.
Como você pode ver, não sou a única em defender a posição que só há mudança verdadeira quando cada um de nós fizer a sua parte. Ou seja, quando eu muda.
E como já disse, a  única mudança real  é a interna e individual, a das atitudes,  do raciocínio, do sentir, da honestidade e sinceridade.
Na televisão vi também outra campanha para um transito melhor onde se pede a 3 pessoas que apontem problemas no transito e cada uma faz uma critica. Depois são perguntadas como elas poderiam melhorar. Aí a câmera mostra uma sem capacete, outra sem o cinto de segurança e a terceira parada em fila dupla.
E a questão é sempre a mesma: É FACIL CRITICA E APONTAR O DEFEITO DO OUTRO, MAS É DIFICIL SE OLHAR E SE VER.

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional


sexta-feira, 22 de julho de 2011

ALIMENTOS ORGÂNICOS

Em uma reportagem na Super Interessante de setembro de 2010, sobre comida orgânica, trás uma pesquisa feita na Holanda em galinhas, no Instituto Louis Bolk, onde foi constatado que os animais alimentados com alimentos orgânicos, tiveram seu DNA alterado apresentando um sistema imunológico mais ativo.
Por isso, cuide de sua alimentação, para não chegar aos 80 anos tendo que tomar até 15 comprimidos medicamentoso por dia, como eu conheço muitas pessoas nessa faixa de idade, sobrevivendo pelas drogas.
Queira chegar lá o mais sadia possível.

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

quinta-feira, 21 de julho de 2011

MUDANÇA

Betsy é uma das criadoras do livro e filme Quem Somos Nós, e achei muito interessante o exercício que ela faz quando quer mudar algo nela.
Vou escrever na íntegra:
“Toda vez que sinto necessidade de mudar algum padrão ou hábito, eu me sento e visualizo o cérebro e depois as redes neurais. Encontro as redes que estão conectadas àquele hábito em particular e as vejo ir embora, desaparecer. Observo meu cérebro se reconstruir como algo novo.”
Bom exercício para você.

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

quarta-feira, 20 de julho de 2011

PORQUE MANTEMOS A REALIDADE?

Como já disse, gosto muito do livro Quem Somos Nós.
E hoje vou transcrever mais um trecho interessante para você poder raciocinar um pouco.
“Bem, se a realidade é somente a resposta às perguntas ou atitudes que mantemos na mente, e se essa resposta está no fim de uma longa cadeia de lembranças, percepções e observações, a questão não é como alteramos nossa realidade. O surpreendente é por que mantemos nossa realidade. Na resposta a essa questão está a chave para a mudança.”
Porque você mantém sua realidade – essa que você não gosta?


Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional


terça-feira, 19 de julho de 2011

NUNCA DESANIME

“Nunca desanime. Afinal, o sucesso costuma ser feito de 49% de fracassos.” Soichiro Honda
Ou como disse Thomas Edison em uma entrevista, que “não era verdade que ele tinha fracassado mil e poucas vezes antes de fazer a lâmpada. Mas que tinha descoberto mil e poucas maneiras de não fazer uma lâmpada.”
São raciocínios e atitudes como essas que fazem a diferença.
Então pare de se boicotar e estar sempre arranjando justificativas para desistir.
É sua vida que importa. São seus desejos e projetos, crenças e sentimentos que devem estar sempre acima de qualquer coisa.
Lute por você, faça algo por você, invista por você, ame por você, seja feliz por você, realize-se por você, mude por você, cresça por você...
Imagine se pessoas como o Honda e Edson, ou Steve Jobs ou Bil Gates, citando alguns de uma lista enorme, tivessem desistido diante do primeiro problema?
Nenhuma pessoa de sucesso aceitou a palavra FRACASSO ou se importou com o que o outro disse ou pensou dele ou de seu projeto, ou ficou preso a conceito e pré-conceito, a dogmas, ou ainda ficou paralisado nos seus medos e inseguranças.
Muito pelo contrário, elas ousaram , enfrentaram seus próprios medos e inseguranças, acreditaram nelas e mais do que tudo “não desistiram”.
E você, desistiu do que  até hoje?
Que tal retomar agora?

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

segunda-feira, 18 de julho de 2011

REPETIÇÃO DAS EMOÇÕES

Eu tenho alguns livros que chamo de” livros de mesinha de cabeceira” porque eles estão sempre na minha mesinha de cabeceira.
E Quem Somos Nos é um deles.
Hoje ao acordar abri-o  aleatoriamente e o trecho que me chamou a atenção vou transcrever na integra para você.
“Como podemos dizer que vivemos totalmente cada dia se nos limitamos a experimentar a cada dia as mesmas emoções das quais somos dependentes? O que estamos de fato dizendo é que preciso confirmar quem sou e o que é minha personalidade e tenho de fazer isso, tenho de vir aqui, tenho de ser aquilo. Um mestre é um tipo de animal bem diferente. É aquele que vê o dia como oportunidade no tempo para criar avenidas de realidade, emoções e realidades que ainda não nasceram, para que o dia se torne uma fertilização de amanhãs infinitos.” Ramtha
E você, o que pode fazer agora para mudar a realidade desse seu momento?

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional





domingo, 17 de julho de 2011

TRABALHO / LAZER/ PRAZER

Tudo na vida deveria ser feito com prazer e diversão
Afinal Cacima sempre diz que a vida aqui é uma festa onde somos convidados a participar.
Mas o que fazemos na verdade?
Transformamos essa festa, muitas vezes, em tremendo pesadelo.
A maioria de nós trabalha no que não gosta, mantendo relacionamentos que não querem mais,  planejando lazeres estressantes ou nem se permitindo a ele...
Vamos tomar como exemplo um emprego que você não gosta, mas que permanece lá.
Vamos raciocinar juntos.
Tudo bem, você nesse momento ainda não consegue  pedir demissão e mantém-se nele. Como sempre você tem duas opções: ou continua mau humorado, estressado, batendo de frente, resmungando o tempo todo mal dizendo o emprego, tornando sua vida um inferno, ou  aceita sua dificuldade em mudar de lá e começa a criar coisas e situações agradáveis para você  lá e/ou quando sai de lá, criando um robby ou fazendo o que gosta.
Com isso sua condição de vida fica mais tranqüila e com menos estresse por ter algo que te traz prazer fora de lá.
Eu conheço um senhor que foi funcionário publico até se aposentar, sem nunca ter gostado do que fazia. Mas como ele mesmo dizia, apesar de não gostar se sentia seguro com o emprego por isso nunca saiu. Para compensar essa frustração como profissional ele pintava que era sua paixão.
Lembre-se: “tudo depende da sua escolha!”

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional