Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

sábado, 7 de maio de 2011

FOCO – EXERCÍCIO

       
“É realmente uma questão de desejo, desejo, desejo e desejo apenas desejo. Não tem nada a ver com habilidade, talento, inteligência ou qualquer outra coisa.”
Fred Alan Wolf

 Nosso cérebro se comporta como um macaco pulando de galho em galho. É assim que são nossos pensamentos vai de um para outro sem parar, vagando perdido.
E um dos mecanismo para mudar essa realidade é o FOCO. Mudar e transformar depende de uma mente centrada, FOCADA no que se deseja.
Comece agora a mudar aí mesmo sentada na frente do computador.
O que te custa parar 2 minutinhos?
O que são e minutos na sua vida diária?
Pratique por 2 minutos todos os dias e colha a diferença.
Faça isso por você.
Afinal você não merece uma vida melhor, mais centrada, objetiva, tranqüila, equilibrada, serena?
COMECE AGORA!

- relaxe o corpo
- sinta seus tornozelos, joelhos, quadril, ombros, cotovelos, pulsos e pescoço relaxados
- mantenha sua atenção na sua respiração
- não se prenda aos pensamentos
- não mantenha diálogo interno
- só observe sua respiração
- só isso, nada mais, por 2 minutos.

Elizabeth Giaretta Rocha – Terapeuta Ocupacional

PERSISTA


Muitas vezes desistimos dos nossos projetos e objetivos por querermos resultados imediatos.
Tornamo-nos uma sociedade imediatista, querendo respostas para ontem.
Á vida não é assim.
Você mesmo é o que é por anos investindo nos seus medos, tristezas, pensamentos negativistas, depreciativos...
Como quer que tudo mude num piscar de olhos?
Milagres existem? Sim existem.
Eu sou fanzoca de milagres e acredito neles, porque sou resultado dele. Estar escrevendo esse blog é conseqüência de anos de investimento em mudanças. Nada do que eu escrevo aqui é tirado só de livros. Mas resultado por mim vivido e persistido.
Só para você ter uma idéia, eu era uma pessoa que não conseguia escrever um bilhete para as professoras dos meus filhos, tamanho era meu pânico de escrever. E hoje como você sabe, tenho até este blog.
Mas mesmo os milagres precisam de investimento, de dedicação, de desejo, de persistência.
Milagre é o resultado da somatória de pequenos pensamentos e desejos bons de mudança.
Por isso não desista de você mesmo, porque quando você faz isso, está alimentando suas células (relação peptídeos/receptores) com mais emoção negativa, de desanimo, de voltar ao antigo e conhecido funcionamento que te traz prazer momentâneo, mas não duradouro.
O duradouro é só quando você começa a viver no amor, na fé, na auto-estima, no bem-estar.
Persista nos exercícios que já te apresentei até agora.
É claro que você pode não se identificar com todos. Então escolha pelo menos um deles e persista.
Vale a pena.

Elizabeth Giaretta Rocha – Terapeuta Ocupacional

quinta-feira, 5 de maio de 2011

COMPORTAMENTO


Ontem não consegui postar novo texto porque fui a uma apresentação de dança indiana, que por sinal foi fantástico.
Duas coisas me chamaram atenção.
A primeira foi a qualidade do espetáculo por ter sido praticamente feito por um único artista indiano que dançou e cantou, mas explicando todos os significados dos gestos, vestimenta, letras das musicas. Foi uma viajem de conhecimento. E quando entramos em contato com outras culturas despidos de pré-conceito e expectativas, torna-se uma fonte inestimável de conhecimento por enriquecer nossas “escolhas”, para  “quem quero ser” ou que caminho tomar..
Segundo pelo comportamento das pessoas presentes. Imagina-se que as pessoas que vão a um espetáculo como esse esteja com uma visão de vida pelo menos um pouquinho diferenciado. Pura ilusão.
Logo na apresentação pediram para desligar os celulares e não fotografar.
Pasme!
Teve pessoas com celulares tocando e filmando a apresentação. Além dessas pessoas estarem desrespeitando um pedido, ainda incomodavam quem estava atrás com a luz da câmera digital. O teatro escuro e aquele feixe de luz nos olhos.
Tinha um grupo que não parou de falar um só instante durante toda a apresentação.
Duas famílias levaram crianças ao teatro e algumas pessoas começaram a reclamar das crianças porque em um determinado momento elas falaram alto (o que é comum em crianças de poça idade...não tem controle do tom da voz).
E foi aí que me choquei.
Reclamam das crianças com comportamento compatível a idade delas, mas são coniventes com adultos desrespeitosos e afrontosos.
Eu e o grupo que estava comigo ficamos contentes em ver casais introduzindo cultura na educação dos filhos, principalmente porque os pais educadamente controlaram a situação.
Mas, e quanto aos adultos infratores e desrespeitosos?
Como fica essa conivência?
E você, com qual dos grupos se identifica? Com os coniventes mal educados, ou com aqueles que ainda cultivam ética, moral e princípios?
Qual dos dois Brasil você deseja para você e seus descendentes?

Elizabeth Giaretta Rocha – Terapeuta Ocupacional

terça-feira, 3 de maio de 2011

FOCO - EXERCÍCIO

“É realmente uma questão de desejo, desejo, desejo e apenas desejo. Não tem nada a ver com habilidade , talento, inteligência ou qualquer outra coisa.”
                                                                                                       Fred Alan Wolf

Nosso cérebro se comporta como um macaco pulando de galho em galho. É assim que são nossos pensamentos, vai de um para outro sem parar, vagando perdido.
E um dos mecanismos para mudar essa realidade é o FOCO.
Mudar e transformar depende de uma mente centrada, focada no que se deseja.
Deseje mudar agora, aí mesmo sentada na frente do computador.
O que te custa parar 2 minutinhos?
O que são 2 minutos na sua vida diária?
Pratique por 2 minutos todos os dias e colha a diferença.
Faça isso por você.
Afinal você não merece uma vida mais objetiva, tranqüila, equilibrada, serena?
COMECE AGORA!!!!
- relaxe o corpo
- sinta seus tornozelos, joelhos, quadril, ombros, cotovelos, pulsos e pescoço relaxados
- mantenha sua atenção na sua respiração
- não se prenda aos pensamentos
- não mantenha diálogo interior
- só observe sua respiração
E aí, como foi parar por 2 minutos?

Elizabeth Giaretta Rocha – Terapeuta Ocupacional

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A verdadeira auto-estima

Segundo Ramy Arany
... “estima” deriva do amor, do carinho, do bem-querer e, naturalmente, impulsiona ao cuidado, à nutrição, ao guardar, ao proteger esta estima, este amor, este bem-querer; “auto” nos dá o entendimento do referencial ao “si mesmo”, necessitando, portanto, acontecer de dentro para fora. Desta forma, auto-estima é o amor que manifestamos a nós mesmos e que necessita ser guardado, nutrido, protegido, amado por “nós mesmos ”em relação a“ nós mesmos”....
Mas a maioria de nós não fomos criados para cultivar a auto-estima e sim para seguirmos sem questionar os dites do meio ao qual fazemos parte. E com isso a insatisfação, a tristeza, a infelicidade... mantendo relacionamentos falidos, empregos sem realização e tantas outras coisas que não nos trazem bem-estar.
Mas podemos mudar esta realidade usando o raciocínio, o lobo frontal, buscando dentro de nós as repostas, os  caminhos e fazendo as mudanças necessárias.
 Não vale a pena manter uma vida infeliz, cheia de frustrações e mal-estar.
A vida foi feita para ser vivida com liberdade de escolhas.
E você está cultivando sua auto-estima?
Elizabeth Giaretta Rocha – Terapeuta Ocupacional

domingo, 1 de maio de 2011

EXERCÍCIO PARA NOS DEIXAR MAIS FORTE

Hoje recebi um e-mail com texto do Paulo Coelho que acho que tem tudo haver com o que venho escrevendo para você.
Vou transcrever na integra.

 qui, 28/04/11
por Paulo Coelho |
categoria Todas
Existe um exercício de meditação que consiste em acrescentar – geralmente durante dez minutos por dia – um motivo para cada uma de nossas ações.
Um exemplo: “eu agora leio o jornal porque quero me  informar. Eu pensei agora em tal pessoa, porque  tal  assunto que li me levou a isto. Eu andei até a porta, porque vou sair  de casa”. E daí por diante.
Buda chama isto de “atenção consciente”. Quando nos vemos repetindo a mais comum das rotinas nos damos conta da riqueza de nossa vida. Compreendemos cada passo, cada atitude. Descobrimos coisas importantes, e pensamentos inúteis.
No final de uma semana – a disciplina é sempre  fundamental – estamos mais conscientes de nossas faltas e distrações. E isto nos deixa mais fortes.



Elizabeth Giaretta Rocha – Terapeuta Ocupacional