Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

domingo, 26 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DE MASTIGAR BEM

Tenho observado a quantidade cada dia maior de pessoas que não comem, mas que engolem a comida.
O ato de comer implica em mastigar o alimento adequadamente.
Para alguns estudiosos, devemos mastigar entre 20 a 30 vezes  o que colocamos na boa.
Mas porque dar tanta importância a mastigação?
Por vários motivos.
Primeiro porque a digestão começa na boca, quando os alimentos entram em contato com enzimas ali produzidas, que começam a quebra dos alimentos, separando as vitaminas e minerais para a absorção deles pelo intestino. Se não acontece essa quebra adequada na boca, corre-se o risco desses nutrientes irem direto para os intestinos e serem eliminados sem a absorção pelo corpo.
Quando mastigamos devagar estamos enviando sinais a uma parte do cérebro chamada hipotálamo, onde se localiza a região da saciedade e da fome, fazendo que ela funcione adequadamente, modulando a quantidade necessária de alimento que o corpo precisa para seu funcionamento adequado.
Uma boa mastigação melhora a digestão e baixa ansiedade, conseqüentemente reduz a vontade de consumir doces.
Sugestão:COMECE A OBSERVAR COMO VOCE COME E MASTIGA.

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário