Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

sábado, 23 de abril de 2011

CEREBRO continuação


Na década de 70, a doutora Candace Pert ao receber doses de morfina,  se perguntou como as drogas produziam os efeitos que ela estava vivenciando. (se lembra que eu venho falando em RACIOCÍNIO – foi o que ela fez, saiu do mundo  dos pensamentos e entrou no raciocínio). Usando os conhecimentos que já tinha a respeito de receptores em torno da parede celular externa, onde compostos químicos se fixavam, ela descobriu os receptores opióides que revestem a parede celular..
A partir desta descoberta uma equipe escocesa descobriu que o cérebro produz neuropeptideos chamados “endorfinas”. E vieram mais pesquisas ( pesquisa significa que pessoas não ficaram presas a dogmas, crendices, velhos pensamentos, mas ousaram QUESTIONAR      e questionamento é RACIOCINAR) onde os cientistas passaram a ter uma visão nova  dos receptores e peptídeos, ou seja os sentimentos produzem um composto químico ou uma coleção de compostos químicos específicos. Resumidamente vou transcrever um trecho do livro QUEM SOMOS NÓS: “...o hipotálamo é como uma pequena fabrica de compostos química que correspondem a determinadas emoções que experimentamos. Isso significa que cada emoção tem um composto químico associado, e é a absorção dele pelas células em nossos corpos que dá origem ao sentimento daquela emoção...”
Essas moléculas de emoções correspondem às emoções e fazem o transporte químico pelo corpo do prazer, da dor, da memória, das emoções, dos sentimentos, das reações.
Agora, voce quer saber como sair do piloto automático e se tornar o piloto?
Amanhã eu conto.

Elizabeth Giaretta Rocha – Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário