Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

domingo, 24 de abril de 2011

CEREBRO 2ª continuação



Isso tudo que expliquei ontem sobre o cérebro foi para poder dar continuidade no que acontece conosco quando vivenciamos um sentimento.
Quando estamos diante de uma situação, primeiro ocorre o reconhecimento desse estimulo e em seguida a localização de um significado para ele (tudo dentro do cérebro, é claro) ou a interpretação dele. Em seguida é enviado instrução ao hipotálamo para que injete neuropeptídios na corrente sangüínea,  e pronto, aparece a sensação acompanhada de sentimento.
E quando se manifesta o sentimento que vem o X da questão.
Se esse sentimento aparece carregado de significados e de vivencias anteriores é quando ficamos aprisionados neles. É o caso das crenças, dos preconceitos, dos tabus, de modelos arraigados  onde entramos em padrão de estimilo-resposta repetidamente sem sair dele. O mesmo acontece em relação aos sentimentos ocultos, enterrados e/ou reprimidos.
O lado bom desse mecanismo moléculas de emoções ligadas a sentimentos é que nos ajudam na sobrevivência, dando nos respostas imediatas quando estamos em alguma situação de perigo.
Viver a vida com sentimentos que podem se transformar em emoções nos dá uma experiência única. Sem amar, temer, odiar...seria muito chato.
Mas não ter controle sobre esses sentimentos que é o problema.
E aí volto aquela questão de viver a vida no piloto-automático ou ser o piloto raciocinando.
E a partir desse funcionamento que vou basear todo meu trabalho junto com você.
E se você quiser me acompanhar nessa jornada para que a cada dia ser o seu próprio piloto , será muito bem vindo.
 E por falar nisso, está praticando a respiração baixa?
Voltamos a nos falar amanhã

Elizabeth Giaretta Rocha – Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário