Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

DEPENDÊNCIAS

 

Vamos agora ver como acontece a dependência ou vicio.
Ser dependente de substâncias químicas ou de emoções é o mesmo mecanismo.
Quando introduzimos alguma substância química no nosso organismo, ela se fixa nos receptores das células por produzirmos peptideos análogos a substância.
As emoções produzem peptideos  ou como chamamos ontem de moleculas de emoções, que se fixam nos receptores das células. Ou seja, para cada peptideo produzido há um receptor correspondente nas celulas.
Com uso repetido da substância ou da emoção, os receptores ficam a espera e mesmo ansiosos por mais dos peptideos seja da substância química ou da emoção.
E é nesse processo de "quero mais" que se instala a dependência.
Por isso, muito cuidado quando julgar ou condenar um drogado, alcoolista, jogador, fumante, obeso...afinal quem não se coloca em situações repetitivas como:
- se relacionar sempre com o mesmo tipo de pessoa
- ter sempre o mesmo tipo de chefe
- se sentir não merecedor
achar que não vai dar certo
- começar uma dieta e a noite voltar a atacar a geladeira
- se sentir sempre vítima...
E como sair dessa?
Só tem um caminho: PELA VONTADE, PELO LIVRE-ARBÍTRIO, PELA ESCOLHA.
Porque a escolha, a vontade, o livre-arbítrio é seu. "Só SEU".
E se você quiser, posso estar ao seu lado nessa nova caminhada te dando suporte. Mas só o suporte porque o andar, o mover só você pode fazer.

E você continua treinando a respiração ou já desistiu?

Elizabeth Giaretta Rocha - Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário