Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

CEREBRO


Hoje vamos falar um pouquinho sobre o funcionamento do cérebro.
Existem vários fatores que nos diferenciam dos demais animas, mas em se tratando de cérebro a grande diferença está em termos desenvolvido o lobo frontal. Ele nos dá a capacidade de concentração, tomada de decisão e manter a intenção firme. Ele nos permite coletar informações do meio externo e de nossas memórias, processá-las e tomar decisões ou escolhas diferentes das que fizemos no passado.
Existem escolhas automáticas, presas a condicionamentos, aprendizagens e até mesmo a crenças..
Mas existem escolhas conscientes que são aquelas que fazemos a partir do raciocínio, quando fazemos perguntas.
Na  primeira, as redes neurais fazem as escolhas, nos deixamos ser levados pelo piloto automático.
Na segunda usamos o raciocínio, deixando que a consciência se mova pelo cérebro examinando as possibilidades, desligando o piloto automático e passando a ser o piloto, permitindo que a consciência tenha domínio sobre tudo.

E você, costuma ser levado pelo seu piloto automático ou você é o piloto?

Elizabeth Giaretta Rocha - Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário