Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

domingo, 16 de outubro de 2011

ESCUTAR E ENXERGAR


Acabei de ler um texto do escritor Rubens Alves intitulado escutatorio. Nele ele fala dos inúmeros cursos de oratória e que nunca tinha visto um curso sobre escutatoria, e aí ele fala da dificuldade em escutar.

Realmente, como é difícil escutar. Como também é difícil enxergar.
Há um ditado popular que fala “que o pior cego é aquele que não quer enxergar”. O mesmo penso que se aplica ao escutar: “o pior surdo é aquele que não quer escutar”.
Ouvir, desde que não seja surdo, é claro, todos ouvem, mas escutar passa a ser uma arte.
Há uma diferença entre ouvir e escutar como em ver e enxergar.
Eu ouço sons lá fora, mas escuto o canto do sabiá; como eu vejo moveis na sala, mas enxergo o detalhe da estamparia da almofada em cima do sofá.
Ouvir e ver são genéricos, são uns dos 5 sentidos.
Escutar e enxergar estão ligados a atenção. E isso é para mim é uma arte.
São poucas pessoas capazes de usar essa arte. Isso se deve a dificuldade deles de escutarem e enxergarem a si mesmo.
É isso mesmo.
Para podermos escutar e enxergar o outro, primeiro temos que exercitar conosco mesmo.
Quantos de nos realmente somos capazes de escutar a voz do coração e enxergar a própria alma?
Então como querem escutar e enxergar o outro?
Por isso que quando tentamos ajudar o outro, muitas vezes falhamos ou pioramos a situação, porque agimos baseados no que gostaríamos de receber caso estivéssemos no lugar dele, sem enxergar e escutar a verdadeira necessidade do outro.
Enxergar e escuta só acontece verdadeiramente quando tapamos os ouvidos e vendamos os olhos e passamos a escutar e a enxergar com a alma.

Rubens Alves termina seu texto escrevendo:” A alma é uma catedral submersa. No fundo do mar - quem faz mergulho sabe - a boca fica fechada. Somos todos olhos e ouvidos. Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia,
ouvimos a melodia que não havia, que de tão linda nos faz chorar.
 Para mim, Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância
de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também.
 Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num
contraponto."
Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional






Nenhum comentário:

Postar um comentário