Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

domingo, 3 de julho de 2011

VISÕES MASCULINA E FEMININA


Lendo o último livro da Lya Luft, tem uma parte onde ela conta o monologo ( monologo porque ela ficou estarrecida, como eu fiquei depois de ler) do motorista do taxi que ela estava, sobre as necessidades masculinas. Ele casado,  e até ter filhos dava as puladas de cerca só para as necessidades próprias do homem, só para se divertir, segundo palavras dele. E concluiu dizendo que isso não desrespeitava a família.
Quando ouço algo desse tipo me pergunto se realmente nunca passou pela cabeça masculina que mulheres também tem necessidades?
Isso me parece não só um desconhecimento total do universo feminino como da própria história.
Vamos começar pela história.
Desde tempos muito antigos sempre houveram sociedades onde as mulheres eram castradas como os gregos, os romanos (pela influência da cultura grega), a judaica e hoje a islâmica. E  sociedades onde as mulheres eram respeitadas e livres como os egípcios, os etruscos e os celtas.
Se o mundo ocidental viveu os últimos 2000 anos castrando as mulheres por influencia do cristianismo, não significa que as mulheres não tenham também necessidades. Elas estão castradas. Mas mesmo castradas, sempre houveram aquelas que tiveram coragem de pularem a cerca também, o que demonstra que mulheres também tem necessidades.
Se bem que nos últimos 30 anos isso mudou consideravelmente. Ainda bem!
Mas não estou fazendo apologia feminista. Muito pelo contrário. Essa faze da historia também já passou. Acho que uma mulher tem que ser feminina e não feminista. Não precisa mais disso.
Mas vamos voltar ao taxista, quando ele diz que não desrespeita a família.
Ele estava querendo convencer e/ou enganar quem?
Qualquer tipo de traição causa danos sim. Afinal ele enganou em cada pulada de cerca. Mesmo ela não sabendo, havia um acordo, pelo menos na hora do ato do casamento, de não trair. Se ele pulou cerca a verdade que é uma traição. Não dá para fazer de conta que não é.
Eu sou radicalmente contra traição. Quem trai é covarde.
Isso não quer dizer que eu não concorde que durante uma relação ambas as partes não se sintam atraídos por outras pessoas. Sim isso acontece, principalmente quando a relação esfria.
Então antes de trair, seja honesto e converse com o outro sobre o que está sentindo e cheguem a uma solução. Ou melhor ainda. Ao firmar o acordo de casamento acabem com a hipocrisia de fidelidade. Ambas as partes se sintam livres para poderem “satisfazerem suas necessidade”.
O que não dá para aceitar mais é essa história que homens e mulheres sentem diferente. Em alguns aspectos sim é verdade pela própria biologia. Mas nas necessidades físicas não. Isso é historinha para boi dormir. Se não fosse verdade ao longo da história não haveria tantas mulheres sendo acusadas de adultério. E mesmo hoje não haveria tantos crimes chamados ridiculamente de passionais. E o pior é que os próprios homens se esquecem que sempre houveram os dentistas, os leiteiros, os jardineiros, que como eles também tem “suas necessidades”.
Engana que eu gosto. Tá muito bem.
Está na hora de ambos os sexos acordarem e começarem a se respeitar.
O que ocorreu nesses últimos 2000 anos foi a total e completa falta de respeito por conta do poder de dominação.
Mas HOMENS não se iludam, “mulheres tem também necessidades”.

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário