Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

terça-feira, 5 de julho de 2011

ÓCIO, LAZER, PRAZER, BEM-ESTAR

Acho que uma das maiores crueldades da nossa cultura foi a de impingir culpa no lazer e no ócio.
Não há nada mais delicioso e prazeroso do que se dar um tempo, um tempo para relaxar, para fazer o que se gosta, que dá prazer, bem-estar.                
Não há nada mais saudável que se permitir a fazer o que você deseja, ser você mesma.
Existem muitos estudos hoje em dia, mostrando a importância de se dar um tempo.
Segundo Luis Fernando Correia, clinico geral do Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, “as atividades intensas incentivam a produção de substancias no organismo que o preparam para reagir às solicitações do dia-a-dia. Se for contínua, a estimulação pode  levar a um estado de exaustão física e mental...”
A psiquiatra Rita Cecília Ferreira, do Hospital das Clinicas de São Paulo, diz que “não é necessário haver um esvaziamento da mente. O ócio pode estar em uma atividade prazerosa ou mesmo em uma contemplação. Nessas situações, o cérebro modifica o seu funcionamento e trabalha sem pressões, recuperando-se dos momentos estressantes. No  descanso para a mente as ondas elétricas cerebrais assumem um padrão diferente, resultando num estado de relaxamento quase total.”
Estudos mostram também que quando nos permitimos ao lazer o sistema imunológico funciona melhor por diminuir a produção da adrenalina e cortisol, hormônios do estresse. Quando eles estão em grande produção, há um aumento das possibilidades de infecções virais, alterações do humor, dificuldade de adaptação a mudanças, comprometimento do funcionamento do intestino e da apetite, além de cansaço extremo e fadiga crônica., além, é claro, de muitas outras complicações.
Por isso permita-se parar. Faça uma análise das suas atividades diárias e veja o que pode mudar.
Que tal começar AGORA?

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário