Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

sábado, 21 de maio de 2011

VOCÊ SABIA?

“Não existe o bom ou o mal, é o pensamento que os faz assim.” William Shakespeare

O cérebro é formado por células chamadas de neurônios (10 a 200 bilhões de neurônios).
Pesa 1,3 a 1,5 quilograma (2% do peso total de um ser humano).
Se alimenta de glicose e oxigênio.
Consome de 20% a 25% de toda energia humana.
O neurônio é formado por um corpo celular e por prolongamentos que se chamam axônio (revestido de mielina) quando emitem informações e de dendritos quando recebem as informações dos axônios.
Essa transferência de informações é feita através de substâncias químicas chamadas de neurotransmissores.
A aproximação dos axônios com os dendritos chama-se sinapse (de
1 000 a 20 000 por neurônio).
Estudos com neuroimagem funcional, método que fotografa o fluxo sanguíneo na cérebro, feitos na Universidade de Amsterdã, comprovaram que há efeitos permanentes no sistema de aprendizagem, na memória e no processo de emoções de pessoas que passaram por processo terapêutico.
Estudo provaram a neuroplasticidade do cérebro, isto é, a capacidade de neurônios se conectarem a outros neurônios, mudando e reorganizando as redes neurais, com isso sendo possível  mudar hábitos e ganhar liberdade.

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha - Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário