Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

domingo, 11 de setembro de 2011

O QUE É SER VELHO?

Essa é uma pergunta que venho me fazendo a anos.
Eu conheço pessoas, cronologicamente jovens, mas que vivem como “velhos”.
Esse “velho” que coloquei entenda como amargo, rígido, cansado da vida, rabugento, com idéias retrogradas...
Como conheço pessoas com cronologia avançada mas com alegria, felizes, realizados, com projetos de vida, otimistas...
Aí percebo que ser jovem ou ser velho é um estado de espírito que não tem nada haver com o aspecto físico de degeneração do corpo.
Temos um poeta famoso, Casimiro de Abreu, que escreveu um poema sobre os 15 anos como algo divino.
Sinceramente, com todo respeito pelo poeta, mas não voltaria aos meus 15 anos, muito menos aos meus 20, ou a qualquer outra idade anterior a que tenho hoje.
Viver no passado é não viver.
Cada etapa da vida é uma etapa que foi cumprida, vivida e ponto.
O agora que interessa.
Se estou com o aspecto físico não tão brilhante como eu tinha aos 20 anos, tudo bem. Isso só quer dizer que não tenho mais 20 anos.
Honestamente, não trocaria quem sou hoje como ser, pelo aspecto físico de quando eu tinha 20 anos.
Vivo muito mais, curto a vida muito mais do que antes. Sou muito mais feliz e realizada do que com 20 anos.
Aí você vem com aquele papo de que “ poderia ter o conhecimento de hoje com o corpinho de 20”. Então te respondo: você está no grupo dos que não entenderam nada da vida.
Isso aqui é só uma passagem, uma etapa evolutiva, uma experiência de vida.
Nada mais.
A única coisa absolutamente certa na vida quando se nasce é que vai envelhecer. Tudo mais é criação que fazemos de momento, é livre arbítrio.
Porque então não viver cada etapa inteira nela? Porque não ser feliz independente de cronologia? Porque não aproveita 100% cada momento de vida?

Por um mundo melhor, COMEÇANDO POR MIM!!!
Elizabeth Giaretta Rocha  -  Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário