Bem vindo ao ESTILO DE VIDA BEM VIVER

A chamada vida moderna alcançou altos graus, de desenvolvimento científico e tecnológico, proporcionando um salto na qualidade de vida material com conforto e facilidades, como nunca antes visto na história da humanidade. No entanto, não só continuamos os mesmo em relação aos sentimentos como ainda perdemos o pouco que tínhamos nas relações humanas.
Com o Orkut, Facebook, ipod, Reality Show e propagandas que estimulam o consumo desenfreado nos fazem cada vez mais olharmos somente para o exterior, esquecendo de entrar em contato conosco mesmo, deixando de lado a importância do silêncio, do autoconhecimento e do verdadeiro amor

Como conseqüência de tudo isso, temos o surgimento das doenças da vida moderna, como a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão e outras. Estas doenças nos tiram o prazer de viver, além de prejudicar nossas relações afetivas, profissionais e familiares, proporcionando uma queda extremamente bruta na nossa qualidade de vida.

Por isso, esse blog foi criado com a intenção de levar até você informações que possam te ajudar a resgatar, aumentar e principalmente, a manter sua qualidade de vida.

Aqui você vai encontrar artigos sobre os mais variados temas, dicas simples e práticas para serem colocadas em ação no seu dia a dia, além de dicas de livros, filmes, bate-papo e muito mais.

Venha e deixe-se inspirar!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CULPA

Você já parou para racionalizar o que é na verdade culpa?
Eu já
E sabe a que conclusão cheguei?
Que ela não existe. É mais uma invenção humana para dominar o outro e se eximir da RESPONSABILIDADE.
É sim! Porque na verdade o que existe mesmo é a RESPONSABILIDADE.
Eu sou responsável por tudo que sinto, penso, falo e ajo, como você é responsável por tudo que sente, pensa, fala e age.
Na culpa ficamos presos porque ela é pesada e difícil de sair. Além do que 90% das vezes foi o outro que nos impigiu (para não ter que assumir a parte dele de responsabilidade) e nós assumimos.
Ao passo que quando assumo a "minha parcela de responsabilidade", como ela é minha, da mesma forma que eu a criei posso desfazer, mudar, resolver...
Em todas as situações conflitantes nenhuma das partes é 100% responsáveis. Cada envolvido tem sua parcela. E cada um deve assumir sua parte, assim pode-se mudar, melhor, resolver a dificuldade e com isso não ser mais necessário passar pelo mesmo problema.

Que tal riscar do seu vocabulário a palavra culpa e começar assumir a responsabilidade?

Elizabeth Giaretta Rocha - Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário